Crianças de Messines fazem campanha de troca de papel por alimentos 27/08/2019

Crianças de Messines fazem campanha de troca de papel por alimentos

Um grupo de crianças que vive em São Bartolomeu de Messines tem estado a desenvolver um conjunto de ações ambientais e na sua iniciativa mais recente convidam toda a população a mobilizar-se pelas causas do ambiente e da solidariedade.

Assim, encontram-se a recolher, até ao dia 31 de agosto, todo o papel “em-fim-de-vida”, como jornais, revistas, arquivos mortos, livros escolares não reutilizáveis, folhetos publicitários e outros. Este material deve ser entregue na Junta de Freguesia de Messines, durante a semana, ou no sábado, dia 31, também no Mercado Municipal, entre as 10h e as 12 horas.

O papel recolhido será depois entregue ao Banco Alimentar Contra a Fome, no âmbito da campanha que permite converter papel em alimentos. Neste caso, os alimentos serão distribuídos mais tarde pela Casa do Povo de São Bartolomeu de Messines em favor dos mais carenciados da freguesia.

Segundo a organização, “este movimento de sensibilização foi iniciado por um menino de 11 anos, o Gaspar, que partilhou com os pais e mais tarde com a senhora presidente da Junta de Freguesia, Carla Benedito, a sua grande preocupação com o facto de os adultos não estarem a separar o lixo e aderirem à reciclagem, pondo em causa os recursos e a sustentabilidade do planeta.

Para ele, já não é suficiente o que a sua família faz. É necessário, com urgência, levar outras pessoas e famílias a fazê-lo. Este sentido da urgência da ação é o peso com que vivem as crianças do presente, que compreenderam bem que não haverá futuro se não o começarem já a construir (envergonhemo-nos!).”

“A iniciativa para sensibilizar os adultos arrancou no dia 3 de Agosto, com um grupo de crianças, jovens e pais que aderiram – todos podem fazê-lo e estiveram junto aos ecopontos da vila a ensinar os mais velhos a separar o lixo. No dia 17, o grupo de voluntários transformou-se em ecopontos móveis e percorreu as ruas antigas da vila, onde reside população mais idosa e com mais dificuldades de mobilidade para recolher e encaminhar os resíduos para os ecopontos, entregando material informativo, cedido pela Algar.”

De referir que esta iniciativa tem o apoio da Junta de Freguesia de São Bartolomeu de Messines, Lugar Comum, Algar, Banco Alimentar contra a Fome.

Fonte: Terra Ruiva
Foto de Patrícia Jesus Palma

Voltar

Dúvidas?Vamos falar
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização Está a usar um navegador desatualizado. Por favor, atualize o seu navegador para melhorar a sua experiência de navegação.